Publicação da UNESCO: Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei Federal 10.639/2003

A série “Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei no 10.639/2003”, desenvolvida pelo Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, tem como objetivo divulgar as contribuições realizadas pela UNESCO para implementar e institucionalizar a Lei Federal 10.639, de 2003


A série “Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei no 10.639/2003”, desenvolvida pelo Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, tem como objetivo divulgar as contribuições realizadas pela UNESCO para implementar e institucionalizar a Lei Federal 10.639, de 2003. A série se inicia com as discussões desenvolvidas no decorrer dos eventos de lançamento da edição em português da Coleção História Geral da África da UNESCO, realizados no primeiro semestre de 2011. O lançamento da Coleção é resultado da parceria da Representação da UNESCO no Brasil com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de São Carlos. Os eventos contaram com a presença de expositores nacionais e internacionais, que potencializaram trocas de experiências e discutiram, de forma profunda, temas de história e cultura africana e afro-brasileira e da educação das relações étnico-raciais. Essas discussões possibilitaram um mapeamento de necessidades e perspectivas para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação sobre relações étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira no sistema da educação básica do país e, ainda, foram apresentadas possibilidades de uso da Coleção HGA como um subsídio para a sua efetivação.

Brasília: UNESCO, 2012.

Baixe os cadernos aqui.

Outras Publicações

IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial ainda não Conta – Historicidade, Protagonismo e Memórias – Uma Década da Lei 10.639/2003, acontece em Belém do Pará no mês de agosto.

(mais…)

Secretaria promove formação em “Educação, etnicidade e desenvolvimento: fortalecimento de negros e negras quilombolas na educação básica”

(mais…)

Com foco em questões de gênero e juventude, projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro chega ao Pará, Maranhão, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul

(mais…)

Telefone: +55 91 3224-3280    |    e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br