Assunto: fé e religião, sincretismo religioso, magia não tem cor, processo iniciático, modelos ideológicos discriminativos, o sacerdócio afro-religioso, entre outros. Ano: 1998.
Secretaria promove formação em “Educação, etnicidade e desenvolvimento: fortalecimento de negros e negras quilombolas na educação básica”
O projeto será feito de maneira conjunta nos municípios de Abaetetuba, Alenquer, Baião, Oriximiná, Concórdia do Pará, Santa Luzia do Pará, Inhangapi, Mocajuba, Moju, Monte Algre, Santarém, Óbidos e Prainha. A intenção da Seduc é fortalecer a educação dos estudantes quilombolas que cursam a educação básica em 13 municípios paraenses.
O objetivo principal é contribuir para a elevação da aprendizagem dos alunos quilombolas, com mais acesso a outros níveis e modalidades de ensino, evitando a evasão e a repetência. As ações também pretendem possibilitar aos estudantes os saberes das áreas do conhecimento contextualizando com valores civilizatórios africanos e afro-brasileiro; ampliar o foco dos currículos para diversidade cultural; e contribuir para a formação da cidadania dos estudantes quilombolas.
As etapas posteriores do projeto estão definidas para os meses de outubro, novembro e dezembro, quando haverá a culminância em Belém durante o Encontro Estadual de Alunos Quilombolas e o Torneio de Jogos Africanos.
Izabel Cunha – Seduc
Fone: (91) 3201-5181 / (91) 8132-8502
Email: izabelcunha3@gmail.com
Telefone: +55 91 3224-3280 | e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br