Em audiência conjunta no Senado Federal nesta terça-feira (17), a ministra Nilma Lino Gomes pediu apoio para inclusão dos quilombolas na lei que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético
A obstrução da principal via pública de deslocamento da região impede a livre circulação da população local
No início de 2013, o MPF/MA conseguiu liminar que proibia o estacionamento de trens da Vale na localidade de Vaca Morta, em função dos prejuízos causados às comunidades tradicionais locais. No entanto, a decisão foi revogada após a Vale se comprometer a realizar melhorias que diminuíssem os problemas enfrentados pelas comunidades.
Para o MPF/MA, essas medidas não se revelaram suficientes, uma vez que as comunidades de Retiro/São João da Mata, e outras que residem nas proximidades, continuam sendo prejudicadas com a operação da ferrovia. A obstrução da principal via pública de deslocamento da região impede a livre circulação da população local.
“É dever de quem a explora a ferrovia, garantir as condições de circulação de pessoas, evitando que as comunidades, em determinadas circunstâncias, tornem-se isoladas ou vejam o seu direito de locomoção seriamente atingido pela passagem do trem ou a sua parada, diante da omissão da concessionária de implementar obras necessárias”, afirma o procurador da República, Alexandre Soares.
Do Combate Racismo Ambiental
A Casa Brasil África e o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos da Universidade Federal do Pará promovem, no período de 25 a 31 de maio, a II Semana da África, com o tema “África e a Diáspora na Amazônia”. O evento discutirá o papel que a África vem assumindo no cenário internacional e o processo de democratização política desse continente. As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado de participação.
Telefone: +55 91 3224-3280 | e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br