Durante o evento foi lançado o Guia de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas, disponível para download na página da SEPPIR, no link: www.seppir.gov.br/arquivos-pdf/guia-pbq
São beneficiários para as novas turmas de EJA, todas as pessoas acima de quinze anos de idade que não completaram o ensino fundamental ou médio.
São particularmente beneficiários da transferência dos recursos financeiros para as novas turmas de EJA, todas as pessoas acima de quinze anos de idade que não completaram o ensino fundamental ou médio. Dentre esse conjunto de pessoas terão prioridade para matricular-se nas novas turmas de EJA: os egressos do Programa Brasil Alfabetizado, as populações do campo, as comunidades quilombolas, os povos indígenas e as pessoas que cumprem pena em unidades prisionais. As comunidades quilombolas atendidas neste primeiro momento foram Cachoeira Porteira, Abuí Grande, Lago Moura e Tapagem. A Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná esteve representada em todas as visitas.
A escolarização de jovens e adultos que não tiveram acesso ou garantia de permanência no sistema formal de ensino em idade prescrita pela lei constitui um enorme desafio para o Estado e para sociedade brasileira. O significativo número de analfabetos acima de quinze anos de idade, bem como a quantidade de pessoas jovens e adultas fora do sistema de ensino estabelece um escopo prioritário para as políticas públicas intersetoriais, no sentido de fomentar o desenvolvimento pleno destes sujeitos por meio, dentre outros, de uma educação básica de qualidade, considerando e respeitando a diversidade das pessoas jovens e adultas.
Fonte: COPIR/SEDUC-PA
Telefone: +55 91 3224-3280 | e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br