Um senador do partido da Liga do Norte comparou Cecile Kyenge, primeira ministra negra da história da Itália, a um orangotango, o que provocou a reação do chefe de Governo, Enrico Letta.
A Conferência se propõe a analisar as políticas públicas desenvolvidas nos últimos dez anos no Pará, apresentando os avanços e os novos desafios na luta contra as desigualdades étnicas e raciais.
A lei pretende acabar com a desigualdade e violência, especialmente contra a juventude negra, fazendo com que a sociedade brasileira se conscientize de sua realidade histórica. A conferência estadual ocorre depois das regionais e municipais, que tiveram como tema “Democracia e desenvolvimento por um Pará sem racismo”. O evento desta semana pretende focar no tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo”, entre outros debates.
A abertura será feita com um ritual capitaneado pela comunidade tradicional de matriz africana, que reverenciará as matas do Parque dos Igarapés. O evento terá ainda a presença da coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Byany Sanches, e de representantes de entidades que defendem os direitos dos povos tradicionais, como o movimento negro e a comunidade tradicional de matriz africana, quilombolas, indígenas, juventude negra e cigana.
Fonte: Agência Pará
Telefone: +55 91 3224-3280 | e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br