Brasil Comemora Dois Anos de Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), que expressa legítimas demandas da população negra, se constitui num importante instrumento para que as desigualdades raciais sejam reconhecidas e abordadas em diferentes esferas de governo.


Cumprir as obrigações desta lei exige, entre outras medidas, investimento pesado e de longo prazo na mudança dos referenciais da ação pública. Isto inclui a capacitação de gestores, de modo a alterar padrões culturais arraigados, produzindo ações governamentais comprometidas com a igualdade racial. Afinal, não se revertem estigmas de longa duração por mera formalização de direitos.

Para aproximar o Estatuto das práticas administrativas cotidianas, seu conteúdo tem pautado diálogos intragovernamentais e com setores expressivos da sociedade. Ao lançar a campanha “Igualdade Racial é pra Valer”, a Seppir quis evidenciar que a legislação antirracista não é apenas um pano de fundo correto e justificador de nossas melhores intenções. Os agentes públicos são convocados, este tem sido o mote das parcerias estabelecidas pela Seppir, para fazer valer, no mundo real, o princípio da igualdade.

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Outras Publicações

Ministério Publico investiga ligação de assassinato de quilombolas com disputa de terras para dendê. Agropalma, maior empresa do setor no país, compra produção de vice-prefeito de Moju, duas vezes flagrado com exploração de trabalho escravo.

(mais…)

São Paulo – Avanços
Prefeito Haddad assinou nesta sexta (21) decreto que regulamenta a Lei 15.939, que assegura 20% das vagas de cargos comissionados e efetivos para negros. Lei garante também cota para estagiários.

(mais…)

O CONSEPE, decidiu manter o que já vinha ocorrendo , ou seja, 50% de vagas para alunos/as egressos da escola pública, sendo que desses, 40% serão reservados à negros e negras. A única modificação foi a aprovação de 2 (duas) vagas para quilombolas, em todos os cursos – a exemplo do que já existe para indígenas (e deficientes).

(mais…)

Telefone: +55 91 3224-3280    |    e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br