Seduc implanta Ensino Médio na Modalidade EJA em Comunidades Quilombolas do Oeste do Pará

São beneficiários para as novas turmas de EJA, todas as pessoas acima de quinze anos de idade que não completaram o ensino fundamental ou médio.


A Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), através da Diretoria de Ensino Médio e Profissionalizante (DEMP), Diretoria de Educação, Diversidade, Inclusão e Cidadania (DEDIC) , Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR) com apoio da Associação do Remanescentes de Quilombo do Município de Oriximiná ARQMO, iniciou, de 25 a 27 de julho, o processo de implantação do Ensino Médio pela Resolução 48, que estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros aos estados, municípios e Distrito Federal para manutenção de novas turmas de Educação de Jovens e Adultos.

São particularmente beneficiários da transferência dos recursos financeiros para as novas turmas de EJA, todas as pessoas acima de quinze anos de idade que não completaram o ensino fundamental ou médio. Dentre esse conjunto de pessoas terão prioridade para matricular-se nas novas turmas de EJA: os egressos do Programa Brasil Alfabetizado, as populações do campo, as comunidades quilombolas, os povos indígenas e as pessoas que cumprem pena em unidades prisionais. As comunidades quilombolas atendidas neste primeiro momento foram Cachoeira Porteira, Abuí Grande, Lago Moura e Tapagem. A Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná esteve representada em todas as visitas.

A escolarização de jovens e adultos que não tiveram acesso ou garantia de permanência no sistema formal de ensino em idade prescrita pela lei constitui um enorme desafio para o Estado e para sociedade brasileira. O significativo número de analfabetos acima de quinze anos de idade, bem como a quantidade de pessoas jovens e adultas fora do sistema de ensino estabelece um escopo prioritário para as políticas públicas intersetoriais, no sentido de fomentar o desenvolvimento pleno destes sujeitos por meio, dentre outros, de uma educação básica de qualidade, considerando e respeitando a diversidade das pessoas jovens e adultas.

Fonte: COPIR/SEDUC-PA

Outras Publicações

Em 18 de setembro de 2012,

À magnífica Prof. Dra. Marília Brasil Xavier

Reitora da Universidade do Estado do Pará

(mais…)

Comunidades de Salvaterra manifestam sua expressão com a realização dos Jogos Quilombolas

(mais…)

Não há movimento ou molecagem de jovens nas redes sociais que a PM não consiga transformar em luta de classes fora de controle da Segurança Pública.

(mais…)

Telefone: +55 91 3224-3280    |    e-mail: cedenpa@cedenpa.org.br